quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Gostas de ler e escrever?

Então participa no concurso “O Teu Livro Preferido …”.

Só precisas de escrever um pequeno texto sobre o livro que mais gostaste de ler até hoje, apresentando as razões da tua escolha. No final, entrega o teu trabalho na Biblioteca da tua Escola.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Com o objectivo de promover o gosto pelo livro e o hábito da leitura como fonte de prazer, a Biblioteca Escolar vai, pelo segundo ano, participar no “Concurso Nacional de Leitura”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura.
Destinado exclusivamente a alunos do 3º CEB (7º ao 9º ano), as inscrições decorrem até ao dia 19 de Novembro de 2008. A primeira fase do concurso consiste na leitura de 3 obras (seleccionadas por um Júri) e resolução de uma prova escrita com o formato de escolha múltipla, a realizar no dia 12 de Janeiro de 2009.
A todos os alunos concorrentes será distribuído um diploma de participação. Os três alunos vencedores (a nível da escola) irão participar na segunda fase distrital, a decorrer nos meses de Fevereiro e Março.
Participa! Inscreve-te na tua Biblioteca …
Está atento á indicação das obras seleccionadas a concurso.
Podes ser tu o vencedor!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Os alunos do 1º CEB e as crianças do Jardim de Infância de Loriga fizeram a visita guiada à Biblioteca Escolar nos dias 23 e 27 de Outubro, respectivamente. Nesta primeira visita (outras se seguirão) foi explicado a forma de organização da BE (identificação das áreas funcionais, arrumação dos livros de acordo com a CDU), e abordadas algumas normas de funcionamento deste espaço educativo. No final, os discentes tiveram oportunidade de ouvir um conto (apresentado pela professora Célia Pina), e foi feita a distribuição do Guia do Utilizador e de um marcador de livros evocativo do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Concurso “SUPER LEITOR”

O concurso “Super Leitor” visa desenvolver o prazer da leitura e incentivar a frequência da Biblioteca Escolar. Dirigido a todas as crianças e alunos do Agrupamento de Escolas de Loriga, irá premiar o(s) melhor(es) leitor(es) da BE.
Condições de participação:
- Os alunos concorrentes deverão requisitar as obras que desejem ler em casa.
- Após a leitura das obras requisitadas deverão preencher e devolver a ficha de leitura (modelo a pedir junta da BE).
- Na selecção do(s) leitor(es) vencedor(es) irá ser tida em consideração o número de obras requisitadas e a qualidade das respostas dadas na ficha de leitura.
Participa! Podes ser tu o leitor premiado…

Exposição “Terramoto de Lisboa de 1755”

Está patente na Escola EB 2,3 Dr. Reis Leitão uma exposição subordinada ao “Terramoto de Lisboa de 755”, organizada pela Biblioteca Escolar, em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas.
Através de um conjunto de gravuras, devidamente legendadas, procura-se mostrar os acontecimentos vividos na manhã do dia 1 de Novembro de 1755 (dia de Todos os Santos) quando, um violente terramoto, seguido de um maremoto e de um gigantesco incêndio, destruiu toda a Baixa de Lisboa. Este trágico acontecimento – objecto de reflexão e vasta literatura um pouco por toda a Europa –, provocou a destruição de cerca de 10 000 edifícios e a morte entre 12 000 a 15 000 pessoas. Paralelamente, está exposta uma breve biografia do Marquês de Pombal, responsável pela restituição da ordem pública e pela reconstrução da cidade.
Procura alargar os teus conhecimentos sobre este tema junto dos teus professores e pesquisa na Biblioteca Escolar ….


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Boas Vindas

Estamos de regresso para mais um ano escolar repleto de muitas actividades que irão continuar a ser dinamizadas no espaço agradável e animado da Biblioteca Escolar. São vários os concursos onde podes participar: Livro Enigma, Super Leitor, Concurso de Poesia, Concurso Nacional de Leitura, O Teu Livro Preferido…

Está atento às novidades e participa nas nossas/tuas iniciativas.

Votos de um bom ano lectivo!