segunda-feira, 30 de março de 2009

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – FINAL DISTRITAL

No dia 27 de Março decorreu, na Biblioteca Municipal de Mêda, a fase distrital do “Concurso Nacional de Leitura”, com a participação de alunos do 3º CEB e ensino secundário de escolas do concelho de Seia, Gouveia, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Meda.
De realçar a boa prestação das alunas que representaram o Agrupamento de Escolas de Loriga: Ana Rita Almeida, Rafaela Almeida e Sara Oliveira que alcançaram a 5º, 12 e 17º posição, respectivamente, num total de 24 discentes.
A prova escrita procurou avaliar a leitura de três obras previamente seleccionadas pelo júri distrital, nomeadamente “o Alcaide de Santarém, a Dama de Pé de Cabra” (Alexandre Herculano), “Era uma vez um rei que teve um sonho” (Leonoreta Leitão) e “O Corcunda de Notre Dame” (Victor Hugo).

“EMENTA DAS ALMAS” – Uma tradição a preservar

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Loriga organizou, na tarde de 26 de Março, uma actividade relacionada com a “Ementa das Almas”. Com a participação das crianças do Jardim de Infância de Loriga, alunos do 1º CEB e 5º ano de escolaridade da escola sede, procurou-se sensibilizar para a importância da preservação desta tradição que, ao longo de vários séculos, percorre as ruas da vila.
Celebrada todos os anos, na madrugada de Sábado para Domingo, no período da Quaresma, esta “espécie de Via Sacra” organizada apenas por grupo de homens, procura lembrar e prestar homenagem às almas dos antepassados.
Com a presença de elementos da comunidade educativa procedeu-se à apresentação de excerto de um documentário relativo à celebração da Ementa das Almas em Loriga, recriação de cânticos litúrgicos e explicação das etapas desta cerimónia de cariz religioso.



terça-feira, 17 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA NA NOSSA ESCOLA


No âmbito da Semana da Leitura (proposta pelo Plano Nacional de Leitura), a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Loriga organizou um conjunto de iniciativas com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e intensificar o relacionamento dos diversos públicos com o universo dos livros.
Durante a semana, alunos das diversas turmas procederam à selecção e leitura de textos nas diversas salas de aula, assim como vários pais tiveram oportunidade de virem à Escola contarem histórias e contos infantis. A Biblioteca Escolar foi decorada com poemas, excertos de obras literárias, citações e frases alusivas à leitura e ao papel do livro na formação da pessoa.
Na noite de 12 de Março decorreu a “Maratona da Leitura”, onde pais, alunos, elementos da comunidade e professores da nossa escola mostraram um gosto comum: o prazer da leitura e audição de contos infantis, fábulas e poesias, principalmente dirigidas aos mais jovens. Importa sublinhar (e agradecer) a boa adesão que esta actividade despertou junto da comunidade escolar/educativa. No final da sessão, todos os participantes tiveram oportunidade de confraternizar.

terça-feira, 3 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA 2009

No âmbito da Semana da Leitura 2009, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Loriga irá desenvolver, no período de 9 a 13 de Março, um conjunto de actividades visando desenvolver o gosto pela leitura e reconhecer a sua importância para a formação cultural do ser humano.
No conjunto das iniciativas, podem-se destacar as seguintes:
- Leitura, na sala de aula, de pequenas histórias e lendas (com o envolvimento de pais/encarregados de educação):
- Exposição de excertos de textos e poemas de autores de língua portuguesa, e de citações sobre a importância da Leitura.
- Maratona da Leitura: sessão de leitura de contos e declamações de poemas, aberta à comunidade educativa, a realizar no dia 12 de Março, a partir das 20:30 horas.
Participa… Lembra-te: “a leitura engrandece a alma” (Voltaire).