terça-feira, 20 de outubro de 2009

Concurso Nacional de Leitura 2009


Pela terceira vez consecutiva, a nossa escola – Escola EB 2,3 Dr. Reis Leitão – Loriga – volta a participar no “Concurso Nacional de Leitura”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a RTP, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e Rede de Bibliotecas Escolares, com o objectivo principal de estimular a prática e o gosto da leitura nas escolas de uma forma lúdica.


O concurso destina-se, exclusivamente, aos alunos do 3º CEB (dos 7º aos 9º anos), encontrando-se abertas as inscrições até ao próximo dia 13 de Novembro de 2009. A primeira fase do concurso consiste na leitura das seguintes obras: A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez; Rosa, minha irmã Rosa de Alice Vieira; O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.

Numa fase posterior, terá lugar a realização de uma prova escrita com o formato de escolha múltipla. A todos os alunos participantes será distribuído um diploma de participação. Os três alunos vencedores, a nível de escola, irão participar na segunda fase distrital, a decorrer durante o segundo período.



CONVITE À LEITURA

No início de um novo ano lectivo, com o intuito de alargar os horizontes de conhecimento e de leitura a toda a comunidade escolar, a Equipa da Biblioteca Escolar lançou, na sala de professores, um convite a todos os docentes e Assistentes Operacionais para visitarem o seu aprazível espaço e usufruírem da riqueza literária aqui disponível.
E porque acreditamos que “o tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver”(Daniel Pennac), sugerimos que desfrutem das seguintes obras:

- Aleixo, António, Este livro que vos deixo;
- Allende, Isabel, O Bosque dos Pigmeus;
- Coelho, Paulo, As Valquírias;
- Hemingway, Ernest, Verdade ao Amanhecer;
- Losa, Ilse, O mundo em que vivi;
- Tamaro, Susanna, Vai aonde te leva o coração.

FIGURAS DAS LETRAS

Actualmente, encontra-se patente na nossa Biblioteca Escolar uma apresentação de Alice Vieira. Recorrendo-se a textos e imagens, apresentam-se dados biobibliográficos (dados da vida e da obra) desta escritora, considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.
De entre as suas obras, destacam-se:

- Rosa Minha Irmã Rosa
- Chocolate à Chuva









- Este Rei que Eu escolhi

- Graças e Desgraças da corte de El-Rei Tadinho








- Um Fio de Fumo nos Confins do Mar








Esperamos conseguir aguçar a tua curiosidade e despertar em ti o desejo de conhecer um pouco melhor Alice Vieira.
E porque a brincar também se aprende, terás oportunidade de realizar jogos e outros passatempos alusivos à autora, na Biblioteca da tua Escola.

Fica o desafio!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CONCURSOS LITERÁRIOS

Na sequência de anteriores anos lectivos, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Loriga vai levar a efeito um conjunto de concursos literários, dirigidos a toda a comunidade escolar, visando desenvolver o gosto pela leitura e a frequência deste espaço Educativo (Biblioteca). Nesse âmbito, destacam-se os concursos “Super Leitor” e “Livro Enigma”.
A primeira iniciativa – “Super Leitor”- visa premiar o melhor leitor, tendo por base o número de obras requisitadas, a qualidade das respostas dadas nas fichas de leitura e/ou trabalhos produzidos e baseados nas obras literárias.
O “Livro Enigma” irá “obrigar” os participantes a desenvolver o espírito de curiosidade, procurando as obras “mistério” nas estantes da Biblioteca Escolar.